Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Insuficiência/Incompetência Istmo Cervical (IIC)

Oi, pessoaaaaal,
Tudo bem?

Vamos conversar um pouquinho?

Então... estava me preparando para fazer os exames laboratoriais referentes à investigação da minha perda gestacional logo que retornei de viagem (agosto/2012).
Como não podia tomar anticonceptivos justamente por causa disso e camisinha não existia na minha casa, engravidei de novo. 
Levamos outro susto, claro. 
Novamente todas aquelas sensações, medo, esperança, felicidade, desespero, tudo misturado. 
Não bastasse esses sentimentos conturbados, descobrimos que o embrião não estava alojado no saco gestacional e o BetaHCG começou a cair. 
Ou seja, tivemos uma gravidez não evolutiva. 
Nada teve a ver com gravidez ectópica (embrião nas trompas), ok?

Por que estou contando isso?
– Porque, com isso mais as férias da Dra. Rosiane Mattar em outubro, as investigações sobre uma suposta patologia foram adiadas.

Lógico, a ansiedade tomou conta de mim.
Os exames fatídicos estavam agendados para 12/12/2012 às 10 horas e eu, por algum motivo, coloquei na minha cabeça que era 10/12/2012. Ou seja, dois dias antes.

Sim, dia 10 acordei cedo, tomei banho, separei e levei comigo os outros exames realizados em laboratório, peguei o ônibus – acreditei até que era o meu dia de sorte, pois cheguei ao ponto juntinho com o ônibus –, sentei na cadeira, abri a minha agendinha e tchararãããããã... não era o dia da consulta.
Desci uns 4 pontos depois da minha residência e, como castigo, retornei para casa andando.

Enfim, realizei o exame:
– Vela de Hegar nº8, instrumento que, fora do período gestacional e durante a ovulação, passa pelo orifício interno do colo uterino, sem grande resistência e/ou dor.

E o resultado é positivo.

Sou oficialmente portadora de IIC – Insuficiência Istmo Cervical.

Essa patologia não me impede de ter filhos.
Futuramente, quando essa decisão for tomada, precisarei fazer cerclagem. 
Cerclagem, segundo o Aurélio: manobra que consiste em circundar parte de um órgão com anel ou com fio metálico, como se faz, p. ex., em caso de incapacidade do colo uterino.
Normalmente essa cirurgia é realizada entre 12 e 16 semanas de gestação e há restrições.
Dependendo de cada caso, repouso relativo ou absoluto, abstinência sexual etc.

Colocamos, enfim, um ponto final nas investigações sobre as causas da morte da Laura.
De certa forma é um tipo de alívio, pois saberemos como proceder nas futuras gestações.
Evidentemente, eu não gostaria de ter algum tipo de patologia, mas algo aconteceu para que ela nos deixasse tão cedo. E isso sabemos que há explicação.

Agradeço imensamente a ajuda que tive da minha vizinha, pois sem ela não saberia sobre a existência dessa patologia que atinge apenas 1% das mulheres.

Ah! Sabe-se que a IIC pode ser hereditária. Portanto, querendo engravidar, fale com as mulheres de sua família e pesquisem, mas nunca, jamais, desista de ser mãe.

Perder um filho é uma das dores mais horríveis que alguém pode sentir.
É como se fosse um caminho inverso da natureza.

A todas vocês, mamães, que, assim como eu, passaram por isso, desejo paz, sabedoria, objetivo e muita saúde, pois sei, e não duvido, que amor vocês têm de sobra.

Bjo.

8 comentários:

  1. Olá...Chorei muito ao ler tudo que aconteceu com vc, pois eu depois de 7 anos de namoro e 2 de casada resolvi que não daria mais para esperar pois tenho 36 anos e meio e comecei os treinos, 3 meses depois engravidei, e tive uma gravidez tubária, retirada da trompa esquerda, é um grande trauma e depois disso penso seriamente se suportaria passar por outra perda e ainda mais depois de tanto tempo como você, e me seguro pois NINGUÉM sabe o que se passa no nosso psicológico, acham que já tirei de letra, mas não é bem assim. O que aconteceu com vc é o mesmo que aconteceu com a filha do Zeze de Camargo, a Wanessa, mas ela descobriu antes e pode conter...Pq não existe exames mais detalhados de pré natal???Pq fiquei sangrando 2 semanas e tomando a pedido de tantos médicos progesterona, se na verdade podia até perder minha vida? Tudo isso é muito punk, mas Deus te deu sabedoria para poder suportar esta dor, siga em frente no seu sonho! Bjoka cí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cintia, como vc está? Realmente são muitas dúvidas que pairam sobre nós, né? Entendo e compartilho a sua dor também. Espero que você encontre luz, sabedoria e amor para seguir sua jornada em frente. E, lembre-se, a sua cruz não é tão pesada a ponto de não poder carregar. Obrigada pelo seu depoimento.

      Excluir
  2. Oi, Depois que enviei o comentário que percebi que passamos no mesmo médico, Dr. Rubens, longa espera né? Queria ter contato contigo, se quiser, claro. meu email é czuch2005@hotmail.com bjo

    ResponderExcluir
  3. Olá.. Descobri no dia 06/01/2012 que também sou portadora IIC - Insuficiência Istmo Cervical.
    Como??? Tive um aborto tardio com 5 meses de gestação, essa data vai ficar marcada para sempre 06/01/2012, está tudo muito recente, mas creio em um Deus que pode todas as coisas e por isso sei que logo logo ele me dará tudo em dobro na minha vida e do meu esposo.

    Bom vou contar um pouco da minha experiência para vcs..
    Tenho 26 anos sou casada há 8 anos e logo que casei sonhávamos em ter nosso filho, quando foi em 18 de Outubro 2012 descobri a gravides, tudo mudou família esposo todos a espera do Vitor Hugo, presentes quarto tudo caminhando para o melhor, sendo que no dia 02/01/2013 tudo começou fui fazer uma ultra de rotina quando o médico perguntou se eu tinha o telefone do meu Obstreta eu respondi que sim logo me assustei e pergunte?? esta tudo bem com meu bebê ele falou que sim meio estranho então liguei para o meu médico e ele estava viajando para EUA e só viria para o RJ no dia 06/01/2013 para fazer a Cerclagem em mim mas quando chegou não daria mas tempo já tinha perdido o meu filho.. Sendo que com isso tudo descobrimos que sou portadora do IIC...
    Pude ter o privilegio de gerar um milagre por 5 meses mas no dia 06/01/2013 tive um aborto tardio, sofri muito com muitas dores fiquei internada por 6 dias ( Muitas dores, contrações) cheguei a 5 de dilatação mas meu bebê nasceu morto. Espero por este milagre a 8 anos e quando consegui perdi, hoje estou um caco como diz a canção da Fernanda Brum - Cacos pelo chão. Neste momento minha vontade é sumir mudar de estado sei lá eu meu esposo estamos assim um caco. Eu pude ver tudo e saber como era cada detalhe do meu filho, hoje a sensação que tenho é que não vou conseguir ter outro filho ou então que vai demorar, olho para o quarto do meu bebê vejo carrinho roupas, lembrancinhas para o chá de fraldas etc.. me dói muito a lembrança esta muito forte em minha memória.
    Foi através do aborto tardio que o meu médico descobriu que tenho problema Istmo Cervical: Quando chego no quarto, quinto mês de gestação o orifício do útero não aguenta com o peso do bebê e antão entra em trabalho de parto antes do tempo, com isso íamos tentar fazer uma cirurgia chamada cerclagem ( costurar o útero para o bebê não nascer antes do tempo) porém no dia 06/01/2013 meu médico chegaria de viajem diretamente para fazer o procedimento em mim mas não deu tempo.
    Após uma consulta com o meu Obstetra e Ginecologista ele falou que posso engravidar daqui 15 dias mas ele não acha apropriado então pediu para eu esperar por 3 meses sem ter relações para quando eu fazer estiver totalmente limpa e então esperar por meu milagre e quando eu chegar de 14 a 15 semanas ele me interna para fazer a cerclagem para eu conseguir levar minha gestação até o final. Hoje sei que posso gerar um milagre porem tenho carne e neste momento minha alma grita de tanto sofrimento e a lembrança de como seria.. com seria com o meu filho nos braços neste momento e para ser mas sofrimento depois de 3 dias meus seios estão cheios de leite chega a me dar febre e estão empedrado vaza todas as noites olho e fico imaginando meu filho mamando, no domingo estava na Igreja ajoelhada quando levantei olhei para cadeira e estava cheia de leite e a minha blusa toda molhada aumenta mais meu sofrimento. Bom tenho que para de escrever já não consigo mais minhas lagrimas falam mais alto..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (tive um aborto em 199, e um filho lindo de 5 anos da segunda gestação em 2007), perdi um bebe com 22 semanas da minha terceira gravidez um parto prematuro extremo, nasceu vivo mas morreu na UTI, foi horrível, também fiquei os seios cheios, mas o medico passou um remédio e em três dias o leite seco,isso foi em abril desse ano (2013) muitos me falam que sou forte e guerreira, mas não sabem o que se passa dentro de mim, ainda sofro, mas tirei lições desse acontecido, segui em frente,dou mais valor a vida e a pequenas coisas do dia a dia que geralmente não damos valor, não discuto mais por besteiras e quero mais é conhecer lugares novos, dou mais valor as pessoas e a vida, amar sempre quem esta a nossa volta e tb nos ama. E agora que sei como fazer na próxima gravidez, vou fazer a cerclagem pois adquiri o IIC, repouso, não pegar e peso, não dançar, e não ter relações sexuais e não ficar muito tempo sentada, tudo isso favorece para o parto prematuto, é importante uma alimentação rica em água e nunca tomar refrigerantes e frituras que também favorecem para um parto prematuro. Natalia força linda, vc vai conseguir e seu bebe vai voltar de outra forma, um outro bebe, e sempre tenha dois obstetras de referencia não se apegue só a um, pode se um erro pois confiamos tanto nos médicos que deixamos de participar ativamente de nossa gravidez, desconfie, médicos também erram, e tenha um parto lindo, procure tb informações neste site http://casamoara.com.br/
      Deus abençoe e de forças linda para continuar lutando por vc e pelo seu bebe. bjus

      Excluir
  4. Oi, Nat, lamento em dizer, mas é exatamente isso, viu?! É uma dor tão grande a ponto de acharmos que jamais conseguiremos ver luz novamente. Mas o tempo, minha querida, é implacável para essas coisas. Você jamais saberá o tamanho de sua força se não passar por momentos difíceis, e, talvez, você esteja percebendo isso agora. O melhor para você ainda está por vir. Tenha fé e perseverança. Acredite, tudo dará certo. Se vc me permitir, hoje, ao chegar no meu trabalho, li o seguinte texto: "A solução para eliminar a escuridão não é desviar os olhos dela, mas retirar aquilo que está encobrindo a luz, e deixá-la brilhar. Então, naturalmente o local será iluminado, e no mesmo instante, a escuridão terá deixado de existir." (Do livro O Princípio do Relógio de Sol – Masanobu Taniguchi, p.100). Fique bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi ana paula e natalia me chamo tatiane e tenho 29 anos e 12 de casada,sei como vcs se sentem e tamb sei que não é facil,asituação de vcs,mas torço por cada uma.quero contar só um pouquinho da minha esperiência confie em DEUS pois ele é o nosso porto seguro.

      quando tinha 17 anos engravidei do meu namorado até ai tudo normal,sofri muito com a pressão da familia do meu namorado e com a minha familia tamb.sofri todo tipo de acusão que podia passar,quando cheguei ao 7 meses de gestação entrei em trabalho de parto repentinamente tive que correr as pressas para o hospital com 20 minutos que tinha chegado ao hospital ganhei meu bebe.pois é tudo era pr ser lindo,mas não foi.
      até ai não sabia oque tinha acontecido,nem os medicos sabiam meu bebe teve que ficar enternado em outro hospital por 5 dias e ai veio a falecer nem tive tempo de velo pois estava em outro hospital.como sofri meu mundo desabou pois tive 7 meses de puro sofrimento por ser uma adolecente gravida,e ainda perde meu maior tesouro.
      2 meses depois me casei com o meu namorado,poderia engravidar somente depois de 6 meses,depois desse tempo comecei a tentar engravidar novamente,depois de 4 anos e meio descobri que tinha problemas pra engravidar.eu teno sindrome de ovarios policisticos e não ovulava normalmente.e não poderia tomar nenhum medicamento pra voltar há ovular.com 5 anos de casada engravidei novamente uma maravilha era tudo que eu pedia pra DEUS.com 6 meses de gravidez perdi novamente dá pra vcs imaginarem como fiquei.e ai veio o pior a familia dele me acusava o tempo todo que eu era a culpada de tudo de não poder da ao meu esposo o filho que ele tanto queria.tentei varias vezes suicio pois não aguentava mais aguele sofrimento.mas na segunda gestação descobri que eu tenho iic fiquei muito chateada com tantos problemas.depois de 4 anos engravidei pela terceira vez,eu tava tão assustado e com medo,insegura que eu falava pra DEUS que não sabia se queria aguela criança pois eu já tinha sofrido muito, e minha gestação só durou 3 meses e tive um aborto inesperado descobri que tinha perdido o nenem há 25 dias e eu não sentia nada nenhum tipo de dor.no outro dia seguinte tive que ir ao medico pra retirar o feto morto.naguele momento pedia há DEUS que preferia ter morrido há ter passado por tudo isso, perdi o desejo de ser mãe não queria engravidarde jeito algum novamente,mas meu esposo nunca concordava comigo pois ele sempre sonhou em ser pai.mas eu não queria mais.faz 1 ano e meio que perdi o terceiro e no dia 15/01/2013 deus me deu o presente de está gravida de novo bem no dia do meu aniversario,eu já estava me separando do meu esposo por causa de toda essa situação,a cobrança era muita.de não poder dar um filho há ele,hoje 16/03/2013 estou com 3 meses de gestação,oro muito há DEUS pra que preserve a vida do meu bebe que esse presente se concretize em minha vida.sou evangelica e a resposta que DEUS me deu é que esse é meu, presente dele pra mim tó muito feliz sim,mas digo há vcs que o medo persiste pois sou ser humano como todo muito.dá mesma forma que persevereie vou vencer vcs tamb pode não desista confie no senhor.que ele lhe concederar o presente de vcs.o tempo não apagará da memoria de vcs a lembrança de seus bebes que forão,mas amenizará a dor de vcs,experiencia propria.o medo sempre vai nos cercar mas quando vcs veem aqueles rostinhos lindos,vai nascer uma nova esperamça dentro de vcs de tentar recomeçar tudo de novo é com certeza vai dar certo.bjs.

      Excluir
  5. Tatiane ovários policísticos não impedem de engravidar o tratamento é feito com pilula anticoncepcional, e pelo seu histórico vc tem que fazer a cerclagem o mais rápido possível, repouso, progesterona vaginal, não ter relações sexuais, não fazer esforços em casa de jeito nenhum, alimentação leve sem gorduras e refrigerantes, tomar muita água, Deus ajuda quem cedo madruga, então linda se cuida e vai atras de seus direitos, faça a cirurgia imediatamente, ok!

    ResponderExcluir